Em algumas oportunidades tenho dado algumas palestras sobre esse tema que muito me atrai. O marketing em saúde, por muitas vezes, adquire uma conotação erronia, principalmente por parte dos profissionais. A associação direta de ações de marketing com o posicionamento do profissional no mercado, a qualidade do serviço prestado e a imagem pessoal é percebida de diferentes formas pelas esferas da sociedade, de modo que os demais profissionais da área, os seus clientes e a sociedade como um todo podem responder de forma bastante diferente e antagônica à essa questão.
Quando avaliamos de forma ampla a saúde, podemos notar que o marketing está presente diariamente e de diversas formas, pois hospitais, clínicas, farmácias, centros de radiologia e diagnóstico, laboratórios clínicos e farmacêuticos fazem parte dessa ampla área e utilizam diversas ferramentas de marketing para atrair ou fidelizar seus clientes. Uma avaliação crítica então nos leva a perceber que a aversão não está no segmento das empresas, mas no âmbito do profissional que muitas vezes relaciona o marketing à propaganda e ao sentimento de “picaretagem”, referindo-se aos colegas pejorativamente de “marketeiro”.
A raiz desse problema esta na FALTA DE CONHECIMENTO!
O principal erro está em considerar o marketing como propaganda. A propaganda, em qualquer meio de comunicação, representa apenas uma ferramenta que pode ou não ser utilizada dentro de um planejamento de marketing. Planejamento significa estudar e detalhar o publico alvo, a localização ideal, acesso, formação e treinamento de equipe, conforto para o paciente, equipamentos e tudo mais que pode envolver o “ciclo de serviços” oferecidos, com objetivo de criar valor ao serviço. Marketing é a arte de superar as expectativas e surpreender os clientes. Propaganda é uma forma de contar uma história!
Para ler mais:
https://ortodontiamazzieiro.com.br/blog/site-do-meu-consultorio-ter-ou-nao-ter-eis-a-questao/
https://ortodontiamazzieiro.com.br/blog/fidelizacao-dos-pacientes-um-desafio/
Bibliografia:
- Mazzieiro, E.T – Saúde 2.0: A saúde na era das redes sociais – A revolução, o marketing e a ética. Ed. Dental Press, Maringá, 2017. (e-book) (para aquisição: https://loja.dentalpress.com.br/saude-2-0.html)