Inegavelmente as redes sociais alteraram os padrões de comportamento da humanidade. As postagens nas redes sociais, apesar de disponibilizarem informações acerca de diversas áreas, convivem com o paradoxo da realidade. Podem ser consideradas informações ou desinformações? verdade ou mentira? marketing ou autopromoção? A área de saúde tem vivido esse dilema!
A disseminação de informações incorretas ou inverídicas nas redes sociais se transformou em um grande problema, uma vez que qualquer pessoa pode compartilhar qualquer conteúdo, sem a supervisão de especialistas ou moderadores. Além disso, diversas postagens podem se enquadrar em infrações éticas ou até mesmo estar em desacordo com as leis vingentes. Cabe lembrar que, em qualquer área, o profissional é o responsável pela sua postagem e deve obedecer às regras éticas estabelecidas pelo seu Conselho, estar adequado às leis orgânicas vingentes e não ultrapassar os limites impostos pela Lei do Consumidor.
O Instagram é uma rede social que permite o compartilhamento de fotografias e vídeos na sua plataforma. Após o seu lançamento, adquiriu um rápido crescimento e hoje conta com um bilhão de usuários e mais de 100 milhões de fotografias ou vídeos são postados por dia. Transformou-se numa grande vitrine e um dos locais de busca de informações de leigos a respeito de tratamentos, fazendo com que muitos profissionais de saúde, no mundo inteiro, utilizem a plataforma como meio de divulgação de serviços.
Quem busca informações nessa plataforma deve entender que informações visuais, com fotos ou vídeos, não refletem necessariamente as suas necessidades individuais. Os resultados apresentados podem ser manipulados, editados e também não refletem, necessariamente, a expertise profissional. Um caso nunca será igual ao outro. Utilizar a plataforma como um indicador profissional, por quantidade de “likes” e seguidores pode ser seu maior erro!
Para ler mais:
https://ortodontiamazzieiro.com.br/blog/marketing-nas-redes-sociais-e-odontologia-quais-as-fronteiras-eticas/ https://ortodontiamazzieiro.com.br/blog/odontologia-atual-nadando-em-aguas-rasas/
Referências:
- Buyuk SK, Imamoglu T. Instagram as a social media tool about orthognathic surgery. Health Promot Perspect. 2019;9(4):319-322. doi: 10.15171/hpp.2019.44
- Meira et al. The effects of images posted to social media by orthodontists on public perception of professional credibility and willingness to become a client. Progress in Orthodontics (2021) 22:7 https://doi.org/10.1186/s40510-021-00353-9
- Simplício AHM. Social media and Dentistry: ethical and legal aspects. Dental Press J Orthod. 2019 Nov-Dec;24(6):80-9. DOI: https://doi.org/10.1590/2177-6709.24.6.080-089.sar
- Mazzieiro ET. SAÚDE 2.0 A Saúde na era das Redes Sociais: a Revolução, O Marketing e a Ética. 2017 Dental Press Editora Ltda. ISBN: 978-85-88020-89-4. 1a edição.