Os tratamentos ortodônticos das discrepâncias esqueléticas verdadeiras muitas vezes envolvem planejamentos interdisciplinares (ortodontia e cirurgia ortognática) para que sejam alcançados os resultados desejados. Uma boa comunicação com o cirurgião responsável pela fase cirúrgica torna-se fundamental, pois ambos profissionais serão responsáveis pela qualidade do tratamento e, principalmente, pela satisfação final do paciente.

Cabe ao ortodontista o planejamento adequado do preparo pré-cirúrgico, com a realização das descompensações dentárias, alcançando um posicionamento adequado dos dentes superiores e inferiores, além da simulação, por meio de modelos de gesso ou digitais, de uma oclusão estável pós-cirurgia. Essa estabilidade oclusal é fundamental para que as recidivas não aconteçam.

Ao cirurgião buco-maxilo-facial cabe o correto planejamento dos movimentos esqueléticos da maxila, mandíbula e/ou mento para que esse reposicionamento estabeleça uma função dentária, um equilíbrio esquelético e uma estética facial ao paciente, corrigindo os desequilibrios anteroposteriores, transversais e assimetrias, quando presentes.

Após a realização da cirurgia, o ortodontista necessita finalizar o caso, refinando a oclusão dos arcos dentários e obtendo uma estética do sorriso adequada. Os bons resultados dos casos orto-cirúrgicos somente serão alcançados com bons planejamentos!

Ortodontista responsável: Dr Enio Tonani Mazzieiro – Cirurgião Responsável: Dr Belini Freire Maia.
Para ler mais:
https://ortodontiamazzieiro.com.br/blog/planejamento-orto-cirurgico-descompensar-e-o-primeiro-passo/