O aparelho Pendulum representa um dos diversos dispositivos intrabucais utilizados na distalização dos molares superiores. De fácil confecção e baixo custo pode ser utilizado nas diversas fases do desenvolvimento da oclusão. O principal acessório desse aparelho, responsável pela distalização dos molares, é uma mola de fio TMA, 0.8″ que ativada e inserida nos tubos palatinos das bandas desses dentes, provoca o seu movimento.
A construção dessa mola de forma adequada e a sua correta ativação determinam o sucesso ou não desse aparelho. Diversos profissionais deixaram de utilizá-lo em decorrência dos maus resultados alcançados, relatando o pouco controle do movimento do molar, a tendência à rotação em direção ao palato e a perda de ancoragem dos dentes anteriores, com aumento da protrusão dos incisivos.
Para maior controle desses efeitos colaterais, devemos observar, inicialmente, a correta confecção da mola. Alguns desenhos desse aparelho podem ser encontrados na literatura e as suas interpretações inadequadas levaram à construções ineficientes. O principal erro está na confecção e posicionamento do helicóide da mola em relação ao rebordo alveolar. As imagens dos desenhos sugerem um posicionamento do helicóide de forma perpendicular ao rebordo alveolar e paralelo ao palato. Ao se construir a mola dessa forma, a sua ativação provocará uma tendência de giro do molar em direção palatina.
Para evitar esse fato, basta confeccionar a mola com o helicóide paralelo ao rebordo alveolar. Dessa forma, a ativação manterá uma resultante de distalização, sem rotações do molar. Para controlar a inclinação distal da coroa, uma dobra de compensação de 15 a 20 graus na porção que se insere no tubo palatino manterá um movimento paralelo ao plano oclusal. Como última recomendação, ative a mola a cada 30 dias e numa quantidade suficiente apenas para a mola ultrapassar a porção distal do tubo palatino do molar. Essa ativação é suficiente para movimentar o dente sem uma perda de ancoragem significativa. Construa certo e terá bons resultados!

Confecção e posicionamento correto da mola

Confecção e posicionamento incorreto da mola
PARA LER MAIS: https://ortodontiamazzieiro.com.br/blog/aparelho-pendulum-opcao-na-distalizacao-dos-molares/