A partir da segunda metade do Século XX pode-se observar uma grande explosão do conhecimento na área de saúde. Estima-se que hoje existam aproximadamente 20 mil periódicos específicos em saúde, publicando mais de 2 milhões de artigos por ano. Além disso, o advento da internet facilitou o acesso à essas publicações, proporcionando um infinito leque de temas a serem explorados. Esses fatos deram ao profissional a oportunidade de obter uma grande quantidade de informações para o balizamento das suas práticas clínicas, mas trouxeram consigo, a incapacidade de se manter totalmente atualizado, pois o tempo necessário para acompanhar todas essas informações e publicações muitas vezes é incompatível com o seu tempo disponível durante a sua prática profissional diária.
A saúde baseada em evidência, por meio das revisões sistemáticas da literatura, surgiram com o objetivo de sanar esses problemas atuais: Oferecer as evidências mais recentes em saúde e reduzir o tempo dos profissionais na busca e na determinação das melhores práticas em saúde.
Uma revisão sistemática, assim como outros tipos de estudo de revisão, é uma forma de pesquisa que utiliza como fonte de dados a literatura sobre determinado tema. Esse tipo de investigação disponibiliza um resumo das evidências relacionadas a uma estratégia de intervenção específica, mediante a aplicação de métodos explícitos e sistematizados de busca, apreciação crítica e síntese da informação selecionada. As revisões sistemáticas são particularmente úteis para integrar as informações de um conjunto de estudos realizados separadamente sobre determinada terapêutica/intervenção, que podem apresentar resultados conflitantes e/ou coincidentes, bem como identificar temas que necessitam de evidência, auxiliando na orientação para investigações futuras. Na pirâmide das evidências científicas as Revisões Sistemáticas se posicionam no topo, junto com os trabalhos de meta-análises.
Características das Revisões Sistemáticas:
- Resumem as evidências científicas
- Baseadas em um protocolo definido e reproduzível (metodologia)
- Identificam todas as evidências publicadas ou não sobre um assunto específico
- Estabelecem critérios de inclusão e exclusão para os estudos a serem avaliados
- Sintetizam os resultados eliminando os viés dos estudos já publicados
- Interpretam os resultados e apresentam um resumo equilibrado e imparcial
- Estabelecem as melhores práticas em saúde ou a possibilidade de novas pesquisas.
Referências:
- Sampaio RF E Mancini MC. Estudos de revisão sistemática: Um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007
- Pippa Hemingway. What is a systematic review? available on the internet at www.whatisseries.co.uk